segunda-feira, 28 de maio de 2012

BEM CASADOS, BEM NASCIDOS, BEM VIVIDOS...

Se tem um doce de casamento que eu adoro....esse é o bem casado.
Tenho que assumir que nunca saio da festa com um só! Mas também tenho que ser sincera...são pouquíssimos os que me agradam. 
Sim, sou exigente! E tenho motivos para isso...fiz um curso só para aprender a fazer o danado e dificilmente encontro algum que chegue aos pés do que eu faço!
O meu fica macio, porém crocante por fora, por causa da calda... 


Vou ensinar como fazê-lo, mas caso queira aprender diretamente da fonte aconselho procurar minha querida professora Flávia Millás para fazer uma aula (www.flaviamillas.com.br).


Vamos lá:
6 ovos tamanho jumbo
1 c (sopa) de baunilha
4 c (sopa), bem cheias, de fécula de batata 
4 c (sopa), bem cheias, de farinha de trigo 
8 c (sopa), bem cheias, de açúcar
1 c (sobremesa), bem cheia, de fermento em pó
Peneire as gemas, junte o açúcar e bata até obter um creme claro (eu bato por uns 10 minutos!). Junte a baunilha. 
Ao mesmo tempo vá batendo as claras em neve.
Peneire as farinhas e o fermento
Junte as farinhas, as gemas batidas e misture bem. Depois incorpore delicadamente as claras em neve, sem misturar demais para não perder a aeração.
Leve ao forne pré-aquecido (170º) em forma untada (não untar demais pois interferirá no resultado final).
Você deve colocar a massa às colheradas na forma, deixando - logicamente - espaço entre elas.
Fique de olho neles enquanto estiverem assando!!!! Eles não devem ficar muito tempo no forno para que fiquem macios. Mas não devem ficar "branquelos"!!! 
Retire do forno e deixe-os sobre papel manteiga. Você pode jogar um pouco de farinha de trigo sobre o papel para que não grudem, mas não esqueça de tirá-la quando for finalizar seu docinho.
Depois de prontos, coloque o recheio (eu sempre uso doce de leite. clássico!!) e forme os pares. 
Agora é hora de banhá-los na calda:


500g de açúcar de confeiteiro
Água fervente (100-200ml)
Baunilha  a gosto 
Ferva a água e acrescente a baunilha e o açúcar, aos poucos, mexendo para que forme uma calda na consistência de mingau ralinho.


Mergulhe os bem casados na calda e deixe que escorra o excesso. Eu uso uma base furadinha (grade/grelha para confeitaria), assim posso deixá-los escorrendo por um tempinho. Depois os coloco sobre o papel manteiga e os deixo secando por mais ou menos 12 horas.


Estando secos, agora é só embrulhar. 
E é aí que surgem os BEM CASADOS, os BEM NASCIDOS, os BEM VIVIDOS.....rsrs 
Basta usar a imaginação!
Eu já os embrulhei em papel crepom e prendi, à fitinha, um mini terço para ser entregue como lembrancinha de batizado. Já embrulhei com crepom e fechei com fitinhas coloridas de Nosso Senhor do Bonfim para ser entregue como lembrança de aniversário de 40 anos....
Abaixo coloquei fotos de algumas embalagens que fiz. Coloquei o bem casado embrulhado em crepom, dentro de saquinho de tecido. Uns foram entregues como lembrança de batizado, outros  como lembrança de maternidade.


Ah! Caso queira, você pode congelá-los. É só embrulhar normalmente (papel lanche e depois crepom, fechado com fitinha), colocar dentro de tapeware e levar ao congelador. A durabilidade, estando congelado, é de 3 meses.





Um comentário:

  1. Algum tempo atrás tive vontade de fazer Bem-casados p/ vender.Mas por falta de tempo meu projeto ficou engavetado. Agora vendo a receita novamente(sim foi vc que me passou a receita)a vontade floresceu novamente,rsrsrsrs

    ResponderExcluir